quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Arte que salva: Pintura

por Letícia Abelha


O meio de salvação dessa semana é a arte de embelezar superfícies com cores e formas. Suas manifestações são diversas, mas seus principais representantes são o pincel e a tinta. A pintura é uma das mais antigas formas de expressão do ser humano e sua trajetória de criação e inovação reflete a incrível criatividade de seus artistas.

Marc Chagall - O Galho


A história da pintura começa na pré-história.  As pinturas mais antigas de que se tem conhecimento estão na Caverna de Chauvet na França, com idade estipulada de 32 mil anos. Elas mostram cavalos, rinocerontes, leões, búfalos, mamutes e pessoas (frequentemente caçadores).  Esse tipo de arte aparece por todo o mundo e é um dos melhores registros históricos da vida nesse período.

Pintura da Caverna de Chauvet - Arte pré-histórica
Desde seu surgimento, a pintura foi desenvolvida por praticamente todas culturas humanas e assumiu as mais diversas e curiosas formas.

Pintura em parede do Antigo Egito retratando a deusa Isis - datada de 1360 A.C

Uma dama ouvindo música - Pintura indiana de 1750
Pintura chinesa da dinástia Qing

Até o início do século XX a pintura se baseava primariamente em representações do cotidiano, motivos religiosos e temas clássicos. Depois disso, abordagens mais puramente abstratas e conceituais começaram a ser valorizadas.

Madonna de Rafael - 1505, período renascentista

Madonna de Salvador Dalí - 1949, surrealismo 
No ocidente, um dos principais representantes dessa ruptura de paradigmas é o movimento conhecido como “Vanguarda Europeia” , que produziu estilos como o expressionismo, o surrealismo, o dadaísmo e o cubismo.  Não satisfeitos com a produção artística de sua época, artistas inovadores buscavam novas formas de expressão, o que deu origem a algumas das mais interessantes pinturas e artes plásticas de todos os tempos. Alguns desses vanguardistas entraram para a história como grandes mestres da pintura.

Vincent Van Gogh, Homem Com a Cabeça em Suas Mãos - Expressionismo

Pablo Picasso, O Sonho - Cubismo

René Magritte, Valores Pessoais - Surrealismo

O Brasil também teve seu momento vanguardista com a Semana de Arte Moderna. Pintores que participavam do movimento, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Di Cavalcante, foram influenciados pelas ideias propagadas pela Vanguarda Europeia e no melhor estilo antropofagista criaram uma arte tipicamente brasileira com elementos das escolas artísticas da Europa. Essas obras de caráter revolucionário  foram pouco apreciadas na época de sua criação,  mas algumas delas mais tarde seriam consagradas como obras-primas da pintura brasileira. 

Anita Malfatti - A Estudante

Di Cavalcanti - Samba
Ismael Nery - Mulher Agachada
Em Viçosa, um dos salvadores da pintura é Sérgio Ramos. Suas obras são facilmente reconhecíveis pelas suas figuras encantadoras e geometrizadas.  Seus quadros foram premiados e expostos em todo Brasil. Quem quiser conhecer ou adquirir algo feito pelo artista pode visitar sua loja Atelier do Arquiteto na Travessa Sagrados Corações no centro, número 21.  




E nessa semana ainda tem entrevista com mais um salvador de Viçosa. 
Conheça quem salva a arte da pintura aqui na cidade! Acompanhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário